Notícias

O futebol, ao longo dos anos, tem sido mais do que apenas um esporte. Ele tem sido uma plataforma para unir comunidades, inspirar paixão e promover a igualdade. No entanto, historicamente, o futebol feminino tem sido sub-representado e subfinanciado em comparação com o futebol masculino. Mas os tempos estão mudando, e projetos inovadores, como o FutDelas, estão desafiando essas normas antiquadas.

O FutDelas é um projeto da UFPR que está trazendo uma nova onda de empoderamento e excelência para o futebol feminino. No dia 9 de dezembro de 2023 ocorreu o campeonato, COPADELAS, que deu a oportunidade das meninas colocarem tudo o que aprenderam nos treinos em prática. Este campeonato, dedicado exclusivamente às meninas, não só proporciona uma plataforma para que elas mostrem suas habilidades no campo, mas também é um símbolo poderoso de inclusão e igualdade de gênero.

Além disso, o FutDelas está desafiando estereótipos de gênero arraigados, mostrando ao mundo que o futebol é para todas. Ao fornecer oportunidades iguais para as meninas participarem, o projeto está quebrando barreiras e inspirando uma nova geração de atletas femininas a seguir seus sonhos no esporte.

Outro aspecto fundamental do FutDelas é o impacto positivo que está tendo nas comunidades locais. O projeto está promovendo o envolvimento da comunidade e fortalecendo os laços sociais. Além disso, está proporcionando modelos positivos para as jovens, mostrando-lhes que elas podem alcançar grandeza no esporte, independentemente do seu gênero.

À medida que o FutDelas continua a crescer e se expandir, é importante reconhecer o papel vital que ele desempenha na promoção da igualdade de gênero e no empoderamento das mulheres. Este projeto não é apenas sobre futebol; é sobre criar um mundo onde todas as meninas tenham a oportunidade de brilhar, tanto dentro quanto fora do campo.

Em última análise, o FutDelas representa muito mais do que apenas um campeonato de futebol feminino. É um símbolo de esperança, progresso e possibilidade. À medida que continuamos a avançar em direção a um futuro mais inclusivo e igualitário, projetos como este nos lembram do poder transformador do esporte e da importância de apoiar e capacitar todas as meninas e mulheres a perseguirem seus sonhos, sem limites.

Projeto Fut Delas UFPR

Centro de Educação Física e Desporto da UFPR | Avenida Coronel Francisco Heráclito dos Santos, 100
81531-980 | Curitiba | PR
futdelas@ufpr.br